A/R/TOGRAFIAS: CORPOS DANÇANTES, DOCENTES PESQUISADORES EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.3.4443Resumen
Este artigo tem como objetivo refletir sobre aspectos que se entreleçam no processo de formação de um artista, professor, pesquisador na área da dança. É um estudo qualitativo que analisa três pesquisas a/r/tográficas realizadas num curso de formação em licenciatura em dança numa universidade brasileira. Faz parte dos estudos do GP Arte e Estética na Educação. Os trabalhos foram selecionados segundo três critérios: ser a/r/tografia; refletir sobre processos com estudantes; e ter relação com a educação básica. Os dados indicam que, nesse processo, a a/r/tografia, como metodologia de pesquisa, possibilitou que as pesquisadoras se deparassem frente aos dados e, com eles se percebessem criadoras de seu processo de pesquisa, de docência e de arte. A a/r/tografia foi reconhecida como prática de criação intencional na relação com a pesquisa, aspecto que já estava presente em suas práticas artísticas e docentes. Ainda, pode-se afirmar a potência da a/r/tografia na formação nas licenciaturas em arte numa relação entre a pesquisa e o processo de formação docente, o que afirma a condição da pesquisa enquanto princípio de educativo.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 O Mosaico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.