TRANSFORMISMOS: PROCESSOS DE PESQUISA DE UM CORPO (DES)MONTADO

Autores/as

  • Bruno Nascimento da Silva Cesar

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.2.4084

Resumen

O presente artigo busca o compartilhamento de alguns tópicos que fundamentama dissertação de mestrado, intitulada Montaria: corporeidades e presenças de um outroeu, a qual tem por objetivo identificar como artistas transformistas alteram as percepçõesde si pelos processos de montação, seguindo de perto os apontamentos de Anna PaulaVencato sobre as etapas: antes, durante e pós-montagem. A pesquisa se divide em trêscapí­tulos para abarcar, primeiramente, as diferentes terminologias relacionadas à gênero esexualidade, em conforme aos estudos de Jaqueline de Jesus e Judith Butler; historicidadeda arte transformista, a partir de Roger Baker; e considerações sobre a disseminaçãoadvinda com eventos televisivos de grande alcance, segundo Lucas Bragança. Depois,nos estudos exploratórios, dedico-me à contextualização das distintas formas artí­sticas dotransformismo na cidade de Curitiba, levando em consideração alguns momentos, sejameles ligados à cena no palco ou em casas noturnas. As manifestações drag são visitadaspara a identificação de procedimentos, servindo como aporte para reflexão da minha própriaprática, e tendo por metodologia entrevistas, e análise de ví­deos, fotos e documentosjornalí­sticos. Por último, a escrita autoetnográfica, termo tomado emprestado de NelsonBarros e Pedro Motta, serve como estrutura de apoio para a descrição e observação ativadas minhas vivências drags, estabelecendo diálogo com as práticas em esferas artí­sticas enão artí­sticas, e visando as alterações dos campos perceptivos.

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Publicado

2024-02-01

Cómo citar

Cesar, B. N. da S. (2024). TRANSFORMISMOS: PROCESSOS DE PESQUISA DE UM CORPO (DES)MONTADO. O Mosaico, 13(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.2.4084