A CASA COMO INSIGHT POÉTICO NA OBRA CROQUIS PARA PROVÁVEIS PINTURAS, DE DIDONET THOMAZ
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.2.4083Resumen
O presente artigo trata da obra Croquis para prováveis pinturas, da artistaDidonet Thomaz, produzida no contexto do Programa de residência de artistas plásticoscontemporâneos Faxinal das Artes que aconteceu em 2002, no distrito de Faxinal do Céu.O evento foi organizado como uma residência artística pela Secretaria da Cultura do Estadodo Paraná. A análise busca entender a obra enquanto processo de investigação sobre acasa em sua dimensão material, no caso o local de abrigo, sua dimensão simbólica, oambiente de repouso e segurança para o corpo e a mente e em sua dimensão poética, comolevantada por Gaston Bachelard (1978), sendo o elemento constituinte de uma matériaprima conceitual. Também será abordada aqui a Teoria Crítica do Processo de Criação,de Cecília Almeida Salles (1998), pois serão utilizadas fontes para mapear os conceitos ereferências de Didonet Thomaz, lendo a obra final não como algo descolado, mas sim comouma parte de um processo de investigação que vai além do próprio objeto musealizado.
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