EXPRESSÕES DA TEIMOSIA NO CINEMA BRASILEIRO: INTERRUPÇÕES E DESCONTINUIDADES NOS ANOS COLLOR
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.3.3927Resumen
Os ataques recentes do governo federal ao cinema brasileiro em suas instituições de maior expressão levaram a um novo quadro crítico que acarretou a paralização de diversas atividades do setor, da produção à conservação de filmes. Instigado por este momento, este artigo propõe uma reflexão sobre os hiatos que permeiam a história do cinema brasileiro. Se há a compreensão de que o cinema no Brasil se desenvolve em ciclos, apresenta-se uma prospecção sobre o período entre eles, o que será nomeado aqui "ciclo negativo" . O recorte temporal contemplado pela pesquisa se dá nos primeiros anos da década de 90, entre o final da Embrafilme e o início da "retomada" . O objeto de análise são três curtas-metragens: Memória (1990), de Roberto Henkin, Pornografia (1992), de Murilo Salles e Sandra Werneck e A fila (1993), de Kátia Maciel. Pretende-se evidenciar, por meio destas obras, características de uma filmografia que pensa a crise em sua contemporaneidade.Descargas
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