TANGO DE BORDEL? REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ORIGEM DO TANGO

Autores/as

  • Leonardo José Taques Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3896

Resumen

Resumo: trata-se de um artigo que discute dois possí­veis espaços e contextos de origem do tango, os cortiços e os bordéis, na cidade de Buenos Aires. O objeto desta pesquisa foi discutido na Monografia intitulada Tango prostibulário? Reflexões sobre duas possibilidades da origem do tango na Pós-graduação Teoria e Movimento da Dança, com Ênfase em Danças de Salão na Universidade Tuiuti do Paraná. A metodologia para discutir este objeto foi a revisão bibliográfica de autores que defendem uma ou outra das duas possí­veis origens. Objetiva-se ressaltar a importância de contextualizar historicamente as práticas de tango, seja nas milongas ou nas salas de aula onde se ensinam esta dança para validar a diversidade e a confluência de imigrantes, gaúchos e afrodescendentes como parte da criação do tango que passou a ser considerado Patrimônio da Humanidade. Com implicações distintas sobre o entendimento de aspectos sociais e econômicos, conclui-se a importância de não vincular a criação do tango seja a dança ou a música, pela desqualificação das pessoas que viviam nos subúrbios ou em condições precárias de sobrevivência.

Palavras-chave: tango; dança; música; dança de salão; história.

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Biografía del autor/a

Leonardo José Taques, Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II

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Publicado

2021-04-28

Cómo citar

Taques, L. J. (2021). TANGO DE BORDEL? REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ORIGEM DO TANGO. O Mosaico, 13(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3896