UM DIÁLOGO ENTRE DANÇA E PINTURA: O HIBRIDISMO DRAMATÚGICO ENTRE PINA BAUSCH E MARK ROTHKO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2550

Resumen

O presente trabalho traz um breve levantamento histórico através dos teóricos Silveira (2015) e Baal-Teshuva (2003) a respeito dos trabalhos de Pina Bausch e Mark Rothko a fim de introduzir o leitor em suas estéticas. Por conseguinte, ele se aprofunda em questões que vão de encontro a um diálogo entre artes e entre artistas colocando o hibridismo e a dramaturgia visual como os norteadores da conversa. Este fator é esboçado pelo entrecruzamento estético a fim de encontrar similaridades poético/visuais dos artistas entre o uso das cores; traços; gestos; movimentos; potencialidades da forma; suas relações de criação; seus entendimentos a respeito do público – e, em meio a isso, discutir e apontar onde eles se aproximam e onde se afastam poético-esteticamente.

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Biografía del autor/a

Lucan Vieira, Universidade Federal do Paraná

Mestrando noPrograma dе Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários- UFPR; Especialista em Artes Hibridas pela UTFPR e Bacharel em Arte Cênicas pela UNESPAR. Atualmente é coordenador do Núcleo de Dramaturgia do Sesi/PR.

Publicado

2020-02-13

Cómo citar

Vieira, L. (2020). UM DIÁLOGO ENTRE DANÇA E PINTURA: O HIBRIDISMO DRAMATÚGICO ENTRE PINA BAUSCH E MARK ROTHKO. O Mosaico, 12(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2550