UM PROJETO DO RENASCIMENTO TARDIO NA ALEMANHA: OU SOBRE O CLASSICISMO DIONISÍACO EM NIETZSCHE

Autores/as

  • Pamela Cristina de Gois Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2540

Resumen

O textoReflexões sobre a arte antiga(1775), do helenista Winckelmann (1717-1778) instiga toda uma geração futura de clássicos a pensar a Grécia antiga. Contudo, uma Grécia dita apolí­nea, da escultura e, logo, da bela aparência. Por outro lado, com Hölderlin (1770-1843) ressurge um novo elemento, que é o dionisí­aco, levado às últimas consequências por Nietzsche (1844-1900). Referindo-se a afirmação da existência, o elemento dionisí­aco juntamente com o apolí­neo representa um jogo entre consonância e dissonância do homem em meio a natureza.

Palavras-chave: Renascimento, tragédia grega, arte e filosofia.

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Biografía del autor/a

Pamela Cristina de Gois, Universidade Federal de Ouro Preto

[1] Licenciada em história pela Fundação faculdade de filosofia, ciências e letras de Mandaguari/PR; bacharel em filosofia pela Universidade federal de Ouro Preto/MG; especialista em filosofia moderna e contemporânea: aspectos éticos e polí­ticos pela Universidade Estadual de Londrina/PR e mestre em estética e filosofia da arte pela Universidade federal de Ouro Preto/MG. E-mail: pamy_gois@yahoo.com.br

Publicado

2019-07-25

Cómo citar

Gois, P. C. de. (2019). UM PROJETO DO RENASCIMENTO TARDIO NA ALEMANHA: OU SOBRE O CLASSICISMO DIONISÍACO EM NIETZSCHE. O Mosaico, 11(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2540