EDUCAÇÃO E REALIZAÇÃO CONJUNTA EM CINEMA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.2.1898Resumen
Neste trabalho, apresenta-se relato de experiência e avaliação de atividades em cinema e educação realizadas junto à estudantes secundaristas de Curitiba entre os meses de maio e julho de 2017, em sua maioria do Colégio Estadual Tiradentes. O projeto foi inicialmente elaborado junto à estudantes engajados no movimento de ocupações de escolas ocorrido no segundo semestre de 2016 e teve seu planejamento prévio preparado com base em proposições do autor Alain Bergala na obra A hipótese-cinema, e de atividades dos materiais Inventar com a Diferença (MIGLIONIN, Cezar et. al, 2014) e Minha Vila Filmo Eu (MANCUSO, Bruno Freddi, 2012). No decorrer das atividades, estudantes que não eram engajados no movimento estudantil se aproximaram do projeto, que tomou caminhos diversos do previsto. Foram feitos exercícios cinematográficos, exibições e debates, no final sendo produzido um pequeno filme documentário sobre o tema que emergiu como mais importante para o grupo de estudantes formado: o bullying na escola.
Descargas
Citas
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. 1 ed. Rio de Janeiro: Booklink ; CINEAD-LISE-FE/UFRJ,2008.
MANCUSO, Bruno Freddi. Minha Vila Filmo Eu – Ensinando Cinema na Escola: manual para o professor. Curitiba: Imagens da terra, 2012.
MIGLIONIN, Cezar et. al. Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos. Niterói: Editora da UFF, 2014.
PELOSO, Ranulfo (org.). Trabalho de base: seleção de roteiros organizados pelo CEPIS. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 O Mosaico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.