GÊNERO E SEXUALIDADE NO CINEMA ESPANHOL, NO GOVERNO SOCIALISTA PÓS-FRANQUISTA: IDENTIDADES E EROTISMO EM OS AMANTES
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.2.1887Resumen
Esta pesquisa visa a uma investigação da representação de gênero e sexualidade no cinema espanhol, no governo socialista pós-Franco, centrada na noção de voyeurismo direcionado à mulher, com a satisfação do olhar masculino, reconhecendo a erotização feminina nesse período. Problematiza-se a forma com que a mulher é apresentada, por reforçar papéis sociais do gênero feminino que frequentemente ultrapassam as características isoladas das personagens, passando a endossar e a reproduzir a visão hegemônica sobre a mulher, servindo a interesses pessoais, sociais, culturais, políticos e econômicos. Assim, a mulher é representada mais pelo que o homem e a sociedade esperam dela do que pelo que ela poderia ser, se eliminadas as expectativas de gênero. Optou-se pelo estudo do filme Os Amantes (Amantes, Vicente Aranda, 1991). Constata-se que o filme possui inovações, porém elas não ocorreram buscando a satisfação do público feminino. O cinema do período, por vezes, aponta para a necessidade de a mulher servir sexualmente ao homem, ou ser por ele realizada, de modo a justificar a exaltação erótica, sendo Os Amantes um exemplo disso.
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