LUZ, CÂMERA, CAPTAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS MECANISMOS FEDERAIS DE FOMENTO E INCENTIVO AO AUDIOVISUAL BRASILEIRO APÓS O FIM DA EMBRAFILME
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.2.1833Resumen
O presente artigo apresenta uma a análise dos mecanismos federais de incentivo e fomento à produção cinematográfica no Brasil após o fim da Embrafilme nos anos 90. Em linhas gerais, a pesquisa segue um viés histórico-descritivo, com o intuito de despertar reflexões a partir de dados e elementos extraídos das respectivas leis, medidas provisórias e demais fontes, uma vez que tais enunciados regem o sistema brasileiro de cultura com reflexos, inclusive, no setor privado. Para tanto, foi delineada uma abordagem acerca das políticas culturais e da economia cultural no Brasil que privilegia um teor crítico sobre as transformações que ocorreram em tais âmbitos. O objetivo do presente texto é a compreensão dos aspectos históricos que levaram aos modelos atuais de gestão, principalmente após o decreto de extinção da Embrafilme, em março de 1990, e a privatização das empresas estatais na mesma década, que geraram consequências graves em todo o setor cinematográfico.
Descargas
Citas
AGÊNCIA NACIONAL DE CINEMA. Disponível em: <http://www.ancine.gov.br> Acesso em 12 de maio de 2016.
BRANT, Leonardo (Org.). Políticas Culturais. Barueri, SP: Manole, 2009.
CESNIK, Fábio de Sá. Guia de incentivo í cultura. Barueri, SP: Manole, 2007.
ESTEVINHO, Telmo Antônio Dinelli. Este Milhão é Meu: Estado e Cinema no Brasil (1984-1989), 2003. In: MARSON, Melina Izar. O Cinema da Retomada: Estado e Cinema no Brasil da dissolução da Embrafilme í Criação da Ancine. 2006. 203 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
IKEDA, Marcelo. O Impacto da Lei Rouanet e da Lei do Audiovisual no processo de "retomada" do cinema brasileiro. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE DIREITOS CULTURAIS, 2., 2013, Fortaleza: UFC. Disponível em: <http://www.direitosculturais.com.br/download.php?id=71> acesso em 25 de maio de 2016.
MARSON, Melina Izar. O Cinema da Retomada: Estado e Cinema no Brasil da dissolução da Embrafilme í Criação da Ancine. 2006. 203 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
MINISTÉRIO DA CULTURA. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/sistema-nacional-de-cultura> Acesso em 26 de abril de 2016.
NAGIB, Lúcia. Cinema da Retomada: O depoimento de 90 cineastas dos anos 90. São Paulo: Ed. 34, 2002.
REIS, Ana Carla Fonseca. Marketing Cultural e Financiamento da Cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
Secretaria do Audiovisual. Ministério da Cultura. Diagnóstico Governamental da Cadeia Produtiva do Audiovisual. Brasília: SAV/MinC, 2000.
SILVA, J. G. B. R. Comunicação e Indústria Audiovisual: cenários tecnológicos e institucionais do cinema brasileiro na década de 90. Porto Alegre: Sulina, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 O Mosaico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.