O Conto dos Contos e a Narrativa Fantástica de Garrone
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1830Resumen
Este artigo trata da análise da narrativa do filme O Conto dos Contos, do diretor italiano Matteo Garrone. Colocando cada uma de suas personagens como um tópico, analisa a ideia maniqueísta da separação do bem e mal comumente presente nos contos de fadas, e como o diretor transpõe tal noção para levar a seus espectadores versões mais reais e humanas dos já conhecidos arquétipos narrativos apresentados por Vladimir Propp. Não obstante, é também estudada a escolha da narração mais "grotesca", que conversa mais com os contos originais propostos pelos irmãos Grimm do que com as versões mais leves apresentadas, mais tarde, pelos estúdios Walt Disney. Com três estórias simultâneas, é ainda questionada a importância da relação entre as tramas e as personagens dentro de uma obra fílmica, e até que ponto as ligações que criamos entre elas nos ajudam a passar a mensagem que pretendemos. No caso d'O Conto dos Contos, veremos que a ligação quase inexistente entre as personagens não atrapalha a ideia pretendida pelo filme.Descargas
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HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 10 ed. São Paulo: DP&A.
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