A Representação Visual do Holocausto pelo Cinema
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1839Resumen
O presente artigo irá discorrer sobre a representação cinematográfica do extermínio judaico pelos nazistas. Tendo como base filmes como Noite e Neblina, Shoah, O Filho de Saul e Memórias do Mundo e a Inscrição da Guerra, debateremos acerca das diferenças no uso da imagem de arquivo e da palavra-testemunho, bem como passaremos pela questão do caráter "irrepresentável" do extermínio humano.UniDescargas
Citas
ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar A Imagem. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
CARREIRO, Rodrigo; LESSA FILHO, Ricardo. "Apontamentos sobre o uso de arquivos históricos: acerca de Noite e Neblina". In: Revista Devires. 2015. Anais Eletrônicos. Disponível em http://www.fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/view/82. Acesso em 24/08/17.
DIDI-HUBERMAN, Georges. "Devolver uma imagem?". 2015. In: ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar A Imagem. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. Cap. 9, p. 165-190.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Lisboa: Imago, 2012.
FELDMAN, Ilana. "Imagens apesar de tudo: problemas e polêmicas em torno da representação, de "Shoah" a "O filho de Saul". In: Revista USP. 2016. Anais Eletrônicos. Disponível em https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/124999. Acesso em 24/08/17.
LANZMANN, Claude. "˜Le monument contre l"™archive!"™. In: Cahiers de mèdiologie, n. 11, pp. 271-279. Paris: CNRS Editions, 2001. Disponível em http://mediologie.org/cahiersde-mediologie/11_transmettre/lanzmann.pdf. Acesso em: 14/05/2015.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. "Narrar o Trauma – A Questão dos Testemunhos de Catástrofes Históricas ". In: SciELO. 2008. Anais Eletrônicos. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010356652008000100005&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em 20/07/2017
SONTAG, Susan. Diante da Dor Dos Outros. São Paulo – SP. Editora schwarcz ltda, 2003
VALLES, Rafael. "Como representar o "irrepresentável"? – uma análise sobre a abordagem do Holocausto no cinema documentário". In: Revista Devires. 2015. Anais Eletrônicos. Disponível em http://www.fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/view/67. Acesso em 20/07/2017
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 O Mosaico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.