Pontos cantados, pontos riscados:

a escola, o museu e o artista na gira

Authors

  • Frederico Marcelo Crochet Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Pedro Ivo Cipriano Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Francione Oliveira Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9122

Keywords:

Cipriano, Arte afrodescendente, Museu, Artista, Escola

Abstract

This article reports and problematizes an artistic-pedagogical experience carried out at João XXIII School, an academic unit of the Federal University of Juiz de Fora, located in the city of the same name, in the state of Minas Gerais, Brazil. From the exhibition Singed Points, Risked Points: afro-drawing (2023), by the Afro-Brazilian artist Cipriano, held at the Murilo Mendes Art Museum in Juiz de Fora, there is a meeting between the school, the museum and the artist. Dialogue with Ana Mae Barbosa (1998), Aníbal Quijano (2005), Walter Mignolo (2003), Pedro Ivo Cipriano (2023), Leda Maria Martins (2002), Ana Lúcia Silva Souza (2023) and Paulo Freire (2015). The text points out that artistic production by black authors, as seen from Cipriano, promotes interdisciplinary and aesthetic dialogues that can expand the sensorial and perceptual crossings to which students are exposed at school.

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Author Biographies

Frederico Marcelo Crochet, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor efetivo de Artes Visuais do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. É formado em Magistério pelo Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Possui graduação em Artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora e especialização em Arte Educação Infantil pela mesma instituição. Mestre em Educação (FACED/UFJF).É membro do grupo de pesquisa MIRADA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente (FACED/UFJF) desde o ano 2017. Tem interesse em pesquisas voltadas ao ensino de Artes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na formação docente do professor de Artes e no processo ensino aprendizagem.

Frederico Marcelo Crochet https://lattes.cnpq.br/3040877388084460

Pedro Ivo Cipriano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Artista petropolitano (1981, RJ). Participou de exposições Centro de Cultura Raul de Leoni, Webinário Festival Desenho Vivo do Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília CCBBBRASÍLIA, Centro Cultural de São Paulo CCSP, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MAM, Museu de Arte do Rio de Janeiro MAR, Museu de Arte Murilo Mendes MAMM -UFJF, Centro Cultural SESC Quitandinha CCSQ, Centro Cultural SESC Belenzinho CCSB, Instituto Inhotim - INHOTIM. Membro do Museu da Memória Negra de Petrópolis, é também integrante do MIRADA Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente da UFJF. Licenciado em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis UCP, pós-graduado em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF.

Francione Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da Faculdade de Educação da UFJF, atua no Programa de Educação da UFJF e no Programa de Humanidades, Direitos e Outras Letimidades da USP. Líder do MIRADA- Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente.

Published

2024-12-13

How to Cite

Crochet, F. M., Cipriano, P. I., & Carvalho, F. O. (2024). Pontos cantados, pontos riscados:: a escola, o museu e o artista na gira. O Mosaico, 19(2), 1–24. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9122

Issue

Section

Dossiê Poéticas Negras: afrodiasporidades nas Artes