Corpos, territórios e transfigurações imagéticas:

estudo de caso da série de fotoperformance retomada, de Uýra Sodoma

Authors

  • Adriana Sayuri Omoto Universidade Estadual do Paraná/FAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8923

Keywords:

Corpos, Territórios, Performance, Manifestações em dança, Uýra Sodoma

Abstract

O artigo buscará aprofundar na temática central da minha atual pesquisa de mestrado em Artes pelo programa PPGArtes da Universidade Estadual do Paraná, a fusão entre corpo e território como estratégia para analisar manifestações em dança e performance no contexto atual latino-americano, initulada CARTO(coreo)GRAFIAS: Corpoterritório como potência de criação em dança em Abya Yala. Trago um recorte que busca correlacionar ideias da pesquisadora boliviana e socióloga da imagem Silvia Rivera Cusicanqui (2010; 2018; 2019), no que diz respeito a um desejo de recuperação de memórias e corporalidades próprias aos territórios do sul global, para um estudo de caso da performer indígena brasileira Uýra Sodoma, em sua série de fotoperformance Retomada (2021), na qual a artista evidencia, através de imagens, a resiliência de tudo o que é vivo, consequência das violências na relação cidade-floresta, e através da qual ocupou a 34ª Bienal de Arte Contemporânea da cidade de São Paulo, em 2021.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Adriana Sayuri Omoto, Universidade Estadual do Paraná/FAP

Brazilian artist-performer, dance researcher and teacher. Master's student in Arts at the State University of Paraná (UNESPAR/FAP) in the research line Modes of Knowledge and Creative Processes in Art, 2022-2024. Bachelor's Degree in Dance from the State University of Paraná - UNESPAR/Campus II - FAP in Curitiba/PR, 2014. Her artistic production is focused on research into movement arts, linking dance and performance with socio-environmental and eco-feminist studies. She is the creator of the artistic platform CorpoCaos (BRA-CHL), dedicated to research and creation through a transdisciplinary and intercultural approach. She was a member of UM - Dance Research Center at UNESPAR/FAP and worked as a performer-creator in different dance and performing arts companies between Brazil and Chile. She is currently researching the relationship between body and territory from the perspective of movement in Latin America.

Published

2024-12-13

How to Cite

Omoto, A. S. (2024). Corpos, territórios e transfigurações imagéticas:: estudo de caso da série de fotoperformance retomada, de Uýra Sodoma. O Mosaico, 19(2), 1–16. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8923