Improvisação em camadas

as abordagens somáticas construindo a preparação corporal voltada para o dançarino-improvisador em contextos urbanos

Authors

  • Luciana Bortoletto UNINTER
  • Robson Lourenço Universidade Anhembi Morumbi
  • Valéria Cano Bravi Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8015

Keywords:

Dança, Improvisação, Preparação corporal, Educação Somática, Criação

Abstract

This article reflects and discusses body preparation for dance improvisation from two processes in urban contexts. Based on the thinking of Hubert Godard (2010) and Steve Paxton (2022), it presents somatic approaches as one of the ways to prepare dancer-improviser body in such contexts by the work of Luciana Bortoletto, by detailing and reflecting on procedures developed by Bortoletto in the workshop given at the meetin “I Temporal”, in Uberlândia/2012, in the Federal University. It relates that artistic-pedagogical event in the city of Minas Gerais to the artistic creation “Little dance to grow up in the gaps”, developed by … Avoa! Núcleo Artístico”, in São Paulo / 2014-15, whose professional dance creation was carried out in the city financed by the Lei de Fomento à Dança. It presents how body preparation influenced poetic choices, focused on the performance of interpreter-improvisers in the capital of São Paulo. It compares and discusses both contexts from the point of view of body preparation, which constitutes a series of procedures that stimulate, process and operate preliminary preparatory actions, which give life and poetic meaning to dance, mainly in those reflected dance improvisation contexts carried out in urban contexts and reflected in this article

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana Bortoletto, UNINTER

Luciana Bortoletto é artista da dança, pesquisadora e educadora do movimento. Diretora do ...AVOA! Núcleo Artístico e criadora-intérprete. Investiga a improvisação em dança em contextos urbanos, com base em abordagens somáticas do movimento. Atuou como coreógrafa e preparadora corporal convidada em núcleos de teatro e dança na cidade de São Paulo. Foi contemplada pelo Programa de Fomento à Dança para realização de projetos de pesquisa e criação na capital paulistana e  ganhou o Prêmio Denilto Gomes, com a performance Solo de Rua (2013). Em 2023, desenvolve o projeto DESÁGUA, contemplado pelo PROAC Nº3, de 2022, voltado à elaboração de uma dança solo a partir do encontro com três rios e comunidades do seu entorno imediato: rio Embu-Mirim, rio PIrajuçara e rio Turvo, por meio de inventários participativos, cartografias e performances insitu. É graduanda em Artes Visuais pela UNINTER.

Robson Lourenço, Universidade Anhembi Morumbi

Robson Lourenço é graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1997), com  Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e Doutorado em Artes da Cena pela mesma instituição (2017). Entre 2020 e 2022 desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo, dentro do PPGAC-ECA/USP. Integrou o elenco do Balé da Cidade de São Paulo de 1993 a 2008, quando colaborou como intérprete e intérprete-criador nas principais produções do período. Atuou como professor-pesquisador na Universidade Anhembi Morumbi de 2009 a 2019 dentro dos Curso de Dança, Teatro e Naturologia e dentro da Pós-Graduação de Comunicação e Semiótica. Em 2021 retorna á sua posição na Universidade Anhembi Morumbi. Também atua como professor-colaborador na graduação e na pós-graduação no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP.

Valéria Cano Bravi, Universidade Anhembi Morumbi

Mestra em Artes Cênicas - ECA/USP. Bacharel em Ciências Sociais com pós-graduação em Antropologia pela FFLCH/USP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura Brasileira, Antropologia Cultural, e História do Corpo. Desde de 1996 pesquisa questões da dramaturgia na dança atuando na redação de projetos de pesquisa e criação cênica. Orienta pesquisa dramatúrgica do movimento dançado e a reflexão sobre a dinâmica estética-cultural contemporânea. Realiza esse trabalho baseada nas teorias antropológicas principalmente da Antropologia da Performance sob uma perspectiva da problemática da complexidade fenomenológica dos sistemas estéticos culturais envolvidos nas práxis cênicas contemporâneas. Foi docente do curso de Dança da Licenciatura e do Bacharelado da Universidade Anhembi Morumbi desde sua criação em fevereiro 1999 a junho de 2019 e coautora do projeto pedagógico original. Coordenou o mesmo curso no período de outubro de 2009 a junho de 2018. E atuou como apoiadora Acadêmica e Pedagógica entre julho de 2018 a junho de 2019. Foi integrante do Núcleo de Improvisação sob a direção de Zélia Monteiro entre 2004 e 2013 na orientação dramatúrgica e nas redações de projetos. Participou da Cia. Oito Nova Dança dirigida por Lu Favoreto como assistente de direção, na orientação dramatúrgica e na redação de projetos no período de 2000 a 2009. Trabalhou junto a Luciana Bortoletto no Avoa! Núcleo Artístico. Atualmente atua junto ao Núcleo Pé de Zamba sob a direção de Andrea Soares e colaboradora da cia. dos Pés (Maceió/AL) sob a direção de Telma César. Participou do Projeto "Klauss Vianna, um resgate histórico" prêmio pelo Programa Petrobras Cultural - Preservação e Memória das Artes/2006. Participou de Curadorias entre elas, Bienal SESC de Dança 2013, Terças de Dança/Estúdio Nova Dança 2000-2002 e RUMOS ITAU CULTURAL DANÇA 2000-2001. Desde 2019 é uma das poetas conspiradoras do DANÇA À DERIVA - Encontro Latino-americano Dança, Performance e Ativismo. Em 2021 participou da curadoria 1º PANORAMA DANÇA MOGI de Mogi das Cruzes/SP. Foi Membro da Comissão do VIII Prêmio Denilto Gomes de Dança 2020/Cooperativa Paulista de Dança. Concebeu, implantou e coordenou o Projeto "Todos na Dança Expandido" no entorno da Universidade Anhembi Morumbi de 2017-2019. Atualmente coordena Grupo de Pesquisa - Gerência do Peso com o Projeto "História das corporeidades dançantes paulistanas (1980/2010): estudo prático e teórico". E o Grupo de Leitura se textos da antropologia com encontros mensais de discussão.

Published

2023-12-20

How to Cite

Bortoletto, L., Lourenço, R., & Cano Bravi, V. (2023). Improvisação em camadas: as abordagens somáticas construindo a preparação corporal voltada para o dançarino-improvisador em contextos urbanos. O Mosaico, 17(2), 37–55. https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8015

Issue

Section

Dossiê Improvisação e a linha da vida