O EU COMO PRODUTO IDEOLÓGICO

BAKHTIN APLICADO

Authors

  • Ricardo Epifanio PUC-PR
  • Bruna Torquato Faculdade de Artes do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7569

Keywords:

Esoterismo, Arte, Individuação, Expressão, Dialética

Abstract

In this paper, we use the semiotical and aesthetical formulations developed by Bakhtin, mainly in his works Marxism and Philosophy of Language and Aesthetics of Verbal Creation, to analyse what is the function both of art as of esotericism in what regards self creation. That is, we seek to comprehend how these two domains of ideological creation give rise to self creation, seen as an artistic process of production and reproduction. For that, we resort to two authors, each considered under his corresponding ideological domain. In art, we chose Marcel Proust, author of In Search of Lost Time. In esotericism, Jung, for the recent publication of his (until then private) Red Book ou Liber Novus, the book in which he registered his self-experimentations. We apply Bakhtin’s theoretical elaborations to both of them, so that the shape of this interaction between the I and the world as a process of semiotical production is revealed. Specifically, we seek the space in which it is possible to cease to aprehend ideology passively, but rather actively participate in history.

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Author Biographies

Ricardo Epifanio, PUC-PR

Graduei-me no curso de Bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no ano de 2020, mediante elaboração de uma monografia intitulada "A Vontade de Poder em Nietzsche a partir do aforismo 36 de Além do Bem e do Mal". Durante essa pesquisa, adquiri experiência área do Idealismo Alemão (Kant, Schopenhauer) e Filosofia Alemã do século XIX (Nietzsche). Também participei de duas iniciações científicas, a saber, "A Ética Silenciosa e o Limite do Mundo de Wittgenstein" e "Fenômenos universais ou estados alterados da consciência? A Mística nas Conferências Gifford de William James", nas quais adquiri experiência com a Filosofia Analítica e com a Filosofia da Religião. Atualmente, continuo interessado em Nietzsche, em especial com o aspecto histórico-universal que caracateriza a radicalidade de suas últimas obras (Ecce homo, O Anticristo). Interesso-me também por Espinoza, e pela filosofia francesa do século XX (Deleuze, Guattari, Bataille), além de interessar-me pela experiência da estética tal como vivenciada pelo criador.

Bruna Torquato, Faculdade de Artes do Paraná

Formada em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná, pesquisa sobre semiótica e linguística, com ênfase no trabalho de Mikhail Bakhtin. Seu trabalho de conclusão de curso orientou-se a partir da aplicação da teoria proposta na Estética da Criação Verbal para o fim da adaptação audiovisual de uma produção literária autoral.

Published

2023-07-11

How to Cite

Epifanio, R., & Torquato, B. (2023). O EU COMO PRODUTO IDEOLÓGICO: BAKHTIN APLICADO. O Mosaico, 16(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7569

Issue

Section

Dossiê Arte e Esoterismo