O HORROR CORPÓREO NA PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE A FUGA ATRAVÉS DA FICÇÃO DO TEATRO DE HORROR

Authors

  • Rosana Moro Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4599

Abstract

O presente artigo tem como objetivo o destrinchamento de uma performance que foi produzida como requisito parcial da avaliação para a disciplina de História da Arte VI do curso de Museologia (EMBAP/UNESPAR). Neste artigo tomo a liberdade de me expressar em quatro papéis, sendo eles o papel da personagem investigada através da performance intitulada "Babel" , o da artista-performer-produtora, o da crí­tica genética investigadora e o da museóloga em formação. Dito isso, apresento, em sua introdução, a proposta da avaliação na qual a ideia inicial foi a de produzir uma performance relacionando corpo e pandemia e então trago a correlação entre esses pontos com a minha produção num geral. Minha proposta foi trazer o horror corporificado e corporal, fazendo uso de conceitos relacionados ao teatro de horror. Como futura museóloga procurei documentar o processo a fim de pensar em uma possí­vel musealização da obra e, ao incorporar o conceito da crí­tica genética, envolvi-me na busca dos significados mais confidenciais que foram trazidos à minha mente desde o iní­cio do processo até o presente momento da escrita e leitura deste artigo, no qual, além da crí­tica genética, também trago como forma de documentar as ações vividas. Aqui me proponho a investigar mais a fundo o meu processo criativo visando uma compreensão da gênese do meu próprio processo artí­stico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rosana Moro, Universidade Estadual do Paraná

Graduanda em Museologia pela Universidade Estadual do Paraná Campus Curitiba I, foi bolsista de Extensão com o projeto "o fim e o princí­pio". Também foi membro do Colemus (Coletivo de estudantes de Museologia). Atualmente é bolsista de Iniciação Cientí­fica com a pesquisa "Decolonialidade e arte na América Latina: um breve estudo". Faz parte do GAFE (Grupo de estudos de Artes Fora do Eixo) e do GEPPC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio Cultural). Tecnóloga em Produção Cênica pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atuou como bailarina no Curso de Dança Moderna da UFPR (2011 - 2014). Foi bolsista de Extensão na Cia de teatro Palavração da UFPR. Foi bolsista de iniciação í  docência em história da arte e iniciação í  docencia em discursos sobre corpo e voz, ambas pela UFPR.

Published

2022-05-30

How to Cite

Moro, R. (2022). O HORROR CORPÓREO NA PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE A FUGA ATRAVÉS DA FICÇÃO DO TEATRO DE HORROR. O Mosaico, 14(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4599