CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO NO PROCESSO DE CONHECIMENTO DO ESTUDANTE INSERIDO NA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2826Abstract
O presente artigo visa ampliar a reflexão sobre as contribuições do teatro no processo de desenvolvimento sensível e crítico do estudante inserido na escola da rede pública. Para tanto, esta pesquisa com abordagem qualitativa se fundamentou, sobretudo, em autores com investigações voltadas para a pedagogia teatral e a educação. Também, utilizou-se da pesquisa de campo, aplicada por esta pesquisadora como bolsista do subprojeto de teatro intitulado "A Pedagogia do Teatro em Diálogo com a Formação Docente" e associado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Neste momento, juntamente com demais colegas/bolsistas, esta pesqusiadora desenvolveu distintas metodologias teatrais em sala de aula com estudantes do ensino básico. Contudo, para o aprofundamento da análise do trabalho realizado, foram selecionadas duas turmas matriculadas no Ensino Médio ofertado por uma das escolas participantes do referido Programa. As ações pedagógicas realizadas ao longo do ano letivo de 2017 evidenciaram a importância de projetos políticos e pedagógicos comprometidos com a formação inicial docente, assim como, a relevância do contato direto do acadêmico com a sala de aula, na medida em que oferecem a oportunidade para a avaliação de técnicas, métodos e estratégias de ensino em situações diversas e inesperadas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 O Mosaico
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors retain the copyright, when licensing their production in the journal O Mosaico, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the work, and upon acceptance, the author assigns his/her copyright for publication in the journal. Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention to the author (s) and to the O Mosaico, and no changes to the original work are allowed. When submitting an article to the journal O Mosaico and after accepting it for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its meta data to indexing and reference services.