ACESSIBILIDADE! PARA ESTARMOS TODOS JUNTOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2383Abstract
O objetivo desse artigo é a reflexão sobre o quanto as práticas da performance podem ajudar a dar visibilidade aos problemas enfrentados por pessoas com deficiência, permitindo vínculos éticos, alteridade e, com isso, estimular atitudes positivas em relação ao Outro. Essa reflexão tem como base a criação, em sala de aula com alunos cadeirantes e andantes, da Performance da Família Roda e a posterior ida ao prédio do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, para a apresentação desse trabalho para alunos e professores da Graduação e pós-graduação, levando em consideração toda a logística necessária para esse deslocamento de um ponto a outro da cidade. Para o desenvolvimento dessa análise, o artigo apresenta autoras como Petra Kuppers, Ann Cooper Albright, Ana Carolina Teixeira, Angela Davis e Judith Butler para discorrer sobre aspectos da acessibilidade para corpos com deficiência em cena e fora de cena, associadas à minha experiência pedagógica de vinte e três anos junto à Escola de Educação Especial onde viemos elaborando projetos que partem da premissa de Visão de Mundo e Temas Geradores da Pedagogia de Paulo Freire para desenvolver as aulas junto com os alunos.
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