SOBEJAR – POR UM CINEMA DE SI
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.2.2194Abstract
Com base no filme-ensaio Sobejar, de Helena Volani, o que se pretende é
analisar um fazer fílmico atravessado pelos conceitos que se desdobram a partir da estéticada existência foucaultiana, pensada como uma ética do cuidado de si. ConsideramosSobejar uma autobiografia poética, desencadeada por um texto escrito logo após uma crisede angústia. Um impulso de por em questão não só a "loucura" , mas também um lugar nomundo, a própria existência. O curta-metragem surge então como um impulso, uma tentativa de ressignificar uma vivência, criar uma nova maneira de habitar-se, explicitar um modo de
vida outro e apossar-se de um corpo que foi/é patologizado, drogatizado, domesticado edesintensificado. Uma mulher retratando a si mesma, mas não só isso, assumindo o seulugar de (des)controle, dor e insanidade, e apropriando-se disso para criar uma "escrita desi" (Foucault), visando o processo como modo de subjetivação e abertura para o mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Estética da Existência. Feminismo.
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