Utopias e Visões sobre o Espaço Urbano: o Filme de Cidade na Década de 1920
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1835Abstract
Este trabalho busca analisar o filme de cidade da década de 1920, especificamente Berlim – Sinfonia da Metrópole (1926), Um Homem com uma Câmera (1929) e São Paulo, Sinfonia da Metrópole (1929), a partir da tradição de visões e utopias sobre o espaço urbano a que esses filmes de alguma maneira respondem. Para isso, o trabalho resgata críticas da arquitetura e sensibilidades do urbano, como a figura do flâneur. Buscando, enfim, encontrar a especificidade do modo como cada obra constrói a cidade e suas diferenças em relação a como a cidade foi apresentada no primeiro cinema.
Downloads
References
ANNIBAL-IRIBARNE, Jorge. Some thoughts on cities. In: KRAUSE, Linda (ed.); PETRO, Patrice (ed.). Global cities: cinema, architecture, and urbanism in a digital age. Piscataway: Rutdgers University Press, 2003. p 177-184.
BARBER, Stephen. Projected cities: cinema and urban space. Londres: Reaktion Books. 208 p.
BAUDELAIRE, Charles. Os sete velhos. Disponível em: <http://www.revistazunai.com/traducoes/charles_baudelaire.htm>. Data de acesso: 08 de novembro de 2016.
BENJAMIN, Walter. The return of the flâneur. Disponível em: < http://blindflaneur.com/contact/browse-the-archives/tutelary-spirits/the-return-of-the-flaneur/>. Data de acesso: 29 de abril de 2017.
CAILLEBOTTE, Gustave. Rue de Paris, temps de pluie. 1877. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d4/Gustave_Caillebotte_-_Jour_de_pluie_%C3%A0_Paris.jpg>. Data de acesso: 07 de maio de 2016.
CAVELL, Stanley. The world viewed, reflections on the ontology of film. Cambridge, Massachusetts e Londres: Harvard University Press, 1979. 280 p.
CRUZ, Claudio Celso Alano da. "Um Baudelaire para o século XXI". Sibila, abr., 2010. Disponível em: <http://sibila.com.br/novos-e-criticos/um-baudelaire-para-o-seculo-xxi/3579>. Data de acesso: 07 de maio de 2016.
HEYNEN, Hilde. A critical position for architecture? In: RENDELL, Jane (ed.); HILL, Jonathan (ed.); FRASER, Murray (ed.); DORRIAN, Mark (ed.). Critical architecture. Nova York: Routledge, 2007. p 48-56.
KEILLER, Patrick. Film as spatial critique. In: RENDELL, Jane (ed.); HILL, Jonathan (ed.); FRASER, Murray (ed.); DORRIAN, Mark (ed.). Critical architecture. Nova York: Routledge, 2007. p 115-123.
KEMENY, Adalberto; LUSTIG, Rudolf Rex. São Paulo, sinfonia da metrópole. Direção de Adalberto Kemeny e Rudolf Rex Lustig. Brasil, 1929. 62 min., p. e b.
LEFEBRVE, Henri. Rhythmanalysis: space, time and everyday life. Nova York: Continuum, 2004. 128 p.
LYNCH, Kevin. The image of the city. Massachusetts: The M.I.T. Press, 1960. 194 p.
MENNEL, Barbara. Cities and cinema. Nova York: Routledge, 2008. 245 p.
PINTO, Maria Inez Machado Borges. O cinematógrapho e a ilusão espetacular da São Paulo moderna. Disponível em: < http://www.mnemocine.com.br/index.php/cinema-categoria/24-histcinema/90-o-cinematographo-e-a-ilusao-espetacular-da-sao-paulo-moderna>. Último acesso em 29 de abril de 2017.
POE, Edgar A. O homem da multidão. Porto Alegre: Paraula, 1993.
RUTTMANN, Walther. Berlim - sinfonia da metrópole. Direção de Walther Ruttmann. Alemanha, 1927. 65 min., p. e b., son.
VERTOV, Dziga. Um homem com uma câmera. Direção de Dziga Vertov. URSS, 1929. 68 min., p. e b., son.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 O Mosaico
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors retain the copyright, when licensing their production in the journal O Mosaico, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the work, and upon acceptance, the author assigns his/her copyright for publication in the journal. Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention to the author (s) and to the O Mosaico, and no changes to the original work are allowed. When submitting an article to the journal O Mosaico and after accepting it for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its meta data to indexing and reference services.