DESVIO E REGRA: LINGUAGEM DO DESENHO

Authors

  • Denise Bandeira
  • Thalita Sejanes

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2009.1.1.1474

Abstract

O artigo reflete sobre o ensino e a prática do desenho a partir de uma pesquisa exploratória, realizada no final da década de 1990, na Faculdade de Artes do Paraná e, também, derelatos sob o ponto de vista do aluno, transformados em diários entre 2003 e 2009. Este trabalho foimotivado pelas discussões sobre o processo criativo e desenho, durante encontros de orientação doPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí­fica (PIBIC) da FAP. Na seqüência, identificou-se a crí­tica genética como possibilidade de pesquisa e de contribuição para umacartografia dos processos de criação. O desenho pode ser entendido enquanto processo de criação ede comunicação da arte e, além de ampliar o campo de investigação, sugere uma metalinguagem.

PALAVRAS-CHAVE: ensino e prática de desenho, processo criativo, crí­tica genética,comunicação

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denise Bandeira

Professora do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes do Paraná (PAF), mestre em educação pela
UFPr e aluna do programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica (doutorado) da Pontifí­cia
Universidade Católica de São Paulo.

Thalita Sejanes

Aluna do 4° ano do curso de licenciatura em Artes Visuais da FAP e participante voluntária do PIBIC em
2008-2009.

Published

2009-06-01

How to Cite

Bandeira, D., & Sejanes, T. (2009). DESVIO E REGRA: LINGUAGEM DO DESENHO. O Mosaico, 1(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2009.1.1.1474