DANÇA-TEATRO & PERFORMANCE: ENTRELAÇANDO POÉTICAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA ARTE

Authors

  • André Luís Rosa Universidade Estadual de Maringá
  • Gabriel Fajonni Marcelino Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3881

Abstract

O presente trabalho analisa possí­veis caminhos em direção a metodologias de ensino da arte inspiradas nas intersecções entre a performance e a dança-teatro. Quais as contribuições da dança-teatro e da performance para as pedagogias contemporâneas das artes da cena? Dos encontros e confrontos que esta indagação nos levou a trilhar, propõem-se algumas abordagens para a arte e educação no âmbito escolar a partir dos entrelaçamentos de aspectos relevantes para um ensino do teatro entre as fissuras da arte e da vida, acionadas por arquivos e repertórios culturais, numa perspectiva auto-etnográfica. Neste sentido, as inspirações metodológicas, aqui abordadas como desobedientes, procuram legitimar uma construção compartilhada de conhecimentos que redimensionam comportamentos normativos e marcadores sociais impostos aos corpos pelas narrativas hegemônicas no campo da pedagogia da performance.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

André Luís Rosa, Universidade Estadual de Maringá

Ator/Performer/Dançarino, Professor e Pesquisador em Artes da Cena. Atualmente, professor adjunto da Licenciatura em Teatro, Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado em Estudos Artí­sticos pela Universidade de Coimbra/Portugal, Mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Licenciatura em Educação Artí­stica - Habilitação em Artes Cênicas (Dança e Teatro) - pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Desenvolve pesquisas (teóricas e práticas) que convocam dissidências epistêmicas, sexuais, linguí­sticas, espirituais e raciais entre a Performance e a Pedagogia (Estudos da Performance, Arte da Performance, Pedagogia Crí­tica, TeoriaQueer, Estudos Feministas e Estudos Anticoloniais). Seu percurso como docente de teatro, dança e performance inclui as seguintes Universidades Federais: UFBA, UFS, UFSM e UFRGS, e a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Integrou alguns coletivos artí­sticos, dentre os quais se destacam: Núcleo Vendaval, Trupe Trapo, Teatro Gente-de-Fora-Vem, NuMiollo e Famí­lia Varnel. Em 2015, fundou oMovimento Sem Prega(Brasil/Portugal) - aliado aoGrupo de Pesquisa Protocolos de Convivialidade(PPG/UEM) - que abrange um conjunto de pessoas e atividades de diferentes campos de investigação cultural, polí­tica e linguí­stica, funcionando como uma estrutura laboratorial nômade em performance, dança, teatro e pedagogia, atuando na produção de espetáculos, performances, oficinas/workshops, assessoria artí­stica/cultural e orientador de processos curativos e espirituais.

Gabriel Fajonni Marcelino, Universidade Estadual de Maringá

Graduando em Artes Cênicas-Licenciatura em Teatro, bolsista PIBIS do Projeto Extensão Artes do Corpo e do Movimento – UEM. Participou da criação da Escola Municipal de Artes em Rosana – SP, e atua como professor de teatro e diretor-artí­stico da companhia teatral "Estrelas do Amanhã". Pesquisa na área da Expressão Corporal e Pedagogias Contemporâneas das Artes da Cena.

Published

2021-04-28

How to Cite

Rosa, A. L., & Marcelino, G. F. (2021). DANÇA-TEATRO & PERFORMANCE: ENTRELAÇANDO POÉTICAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA ARTE. O Mosaico, 13(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3881