O gênero de Natureza-morta na coleção italiana do Museu de Arte Contemporânea da USP

Autores

  • Victor Tuon Murari USP

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.9883

Palavras-chave:

Natureza-Morta, MAC USP, Itália

Resumo

Este artigo realiza uma análise inicial sobre a natureza-morta na pintura italiana do início do século XX, investigando relações entre este gênero e as soluções plásticas propostas por Paul Cézanne e pelos cubistas. Como ponto de partida, será explorada a coleção de pinturas italianas do acervo do MAC USP, com destaque para obras de Arturo Tosi, Carlo Carrà, Filippo de Pisis, Giorgio Morandi e Giorgio de Chirico. A intenção é verificar de que modo esses artistas reinterpretaram influências modernistas, trazendo novas abordagens à composição e à representação da realidade através da natureza-morta, destacando uma evolução formal que dialoga com o cubismo.

 Palavras-Chave: Natureza-Morta; MAC USP; Itália.

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Biografia do Autor

Victor Tuon Murari, USP

Victor Tuon Murari, Doutor em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo e pelo Museu de Arte Contemporânea da USP. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6580-9669  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2785373109010163 E-mail: victortmurari@gmail.com

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Publicado

04-07-2025

Como Citar

Tuon Murari, V. (2025). O gênero de Natureza-morta na coleção italiana do Museu de Arte Contemporânea da USP. O Mosaico, 20(01), 1–14. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.9883