O gênero de Natureza-morta na coleção italiana do Museu de Arte Contemporânea da USP
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.9883Palavras-chave:
Natureza-Morta, MAC USP, ItáliaResumo
Este artigo realiza uma análise inicial sobre a natureza-morta na pintura italiana do início do século XX, investigando relações entre este gênero e as soluções plásticas propostas por Paul Cézanne e pelos cubistas. Como ponto de partida, será explorada a coleção de pinturas italianas do acervo do MAC USP, com destaque para obras de Arturo Tosi, Carlo Carrà, Filippo de Pisis, Giorgio Morandi e Giorgio de Chirico. A intenção é verificar de que modo esses artistas reinterpretaram influências modernistas, trazendo novas abordagens à composição e à representação da realidade através da natureza-morta, destacando uma evolução formal que dialoga com o cubismo.
Palavras-Chave: Natureza-Morta; MAC USP; Itália.
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