Autorrepresentação, memória e identidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.9687Palavras-chave:
autorrepresentação, memória, identidadeResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o processo construtivo da autorrepresentação de um indivíduo, pautado no conhecimento de si próprio e em sua disposição para estudar a si mesmo. Para tal análise, serão utilizados conceitos explicitados por diversos teóricos que discutem a alteridade, a autorrepresentação, a memória e a identidade. Será abordado como o processo de ocupação territorial da América Latina, a partir da invasão da Espanha e de Portugal no século XV, influenciou a construção da identidade individual e coletiva e como a destruição de artefatos históricos e étnicos, que ocasionou o memoricídio e o etnocídio, contribuiu para a transculturação e a instauração da hegemonia da cultura eurocêntrica no novo continente.
Palavras-chave: Autorrepresentação; Memória; Identidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O Mosaico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.