DEVOLVER EXU: FESTA E RITUAL NO ESPETÁCULO NJILAS

PARTY AND RITUAL AT THE NJILAS PERFORMANCE

Autores

  • Alexandre Nunes

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.9333

Palavras-chave:

Exu, Dioniso, Ritual, Njilas, Laborsatori Teatro

Resumo

O artigo faz uso de uma noção apresentada por Geoges Didi-Huberman, aplicando-a à imagem arquetípica de Exu, no contexto da cultura brasileira. Toma como ponto de partida a ideia de que o acesso às fontes da cultura afrobrasileira foram e continuam sendo negadas politicamente e socialmente à população, através de diversos dispositivos. Do ponto de vista metodológico, o artigo faz uso de autores do campo da fenomenologia, em especial da psicologia de base arquetípica, e de referências ao imaginário do espetáculo Njilas: dance e esqueça suas dores, como meio de análise do entrecruzamento de culturas que ocorre no Brasil e como isso pode servir para potencializar ou coibir o acesso livre do povo a sua cultura.

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

Nunes, A. (2024). DEVOLVER EXU: FESTA E RITUAL NO ESPETÁCULO NJILAS: PARTY AND RITUAL AT THE NJILAS PERFORMANCE. O Mosaico, 18(1), 1–16. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.9333