DEVOLVER EXU: FESTA E RITUAL NO ESPETÁCULO NJILAS
PARTY AND RITUAL AT THE NJILAS PERFORMANCE
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.9333Palavras-chave:
Exu, Dioniso, Ritual, Njilas, Laborsatori TeatroResumo
O artigo faz uso de uma noção apresentada por Geoges Didi-Huberman, aplicando-a à imagem arquetípica de Exu, no contexto da cultura brasileira. Toma como ponto de partida a ideia de que o acesso às fontes da cultura afrobrasileira foram e continuam sendo negadas politicamente e socialmente à população, através de diversos dispositivos. Do ponto de vista metodológico, o artigo faz uso de autores do campo da fenomenologia, em especial da psicologia de base arquetípica, e de referências ao imaginário do espetáculo Njilas: dance e esqueça suas dores, como meio de análise do entrecruzamento de culturas que ocorre no Brasil e como isso pode servir para potencializar ou coibir o acesso livre do povo a sua cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.