CORPOS PLURAIS E SUAS FORÇAS INTERVENTIVAS GERANDO OUTRAS FORMAS DE VIDA
Palavras-chave:
Palavras-Chave: racismo; diversidade; alteridade; Teoria Corpomídia.Resumo
Resumo:
Este artigo analisa dois processos de criação tendo como tema a alteridade, ambos implicados com o contexto em que os artistas envolvidos vivem, estudam e atuam profissionalmente. O diálogo acontece com autores que estudam corpo, filosofia e política como Greiner (2017, 2019), Rancière (2005), Mbembe (2018, 2021) dentre outros. Observa-se que a arte tem se mostrado fundamental quando simula estados de alteridade, a partir de conexões entre dispositivos disparadores de movimento, e tem a possibilidade de explicitar pensamentos de processos que envolvem racismo, memória, preconceito, discursos em redes e, principalmente, o modo como lidar com a diversidade. As proposições artísticas aqui apresentadas não se fazem subservientes aos dispositivos de poder, pois têm no corpo a possibilidade de gerar mudanças e, com isso, modos de vida e forças conjuntas a partir de caminhos diversos, que vivenciem seu tempo e o tempo que for necessário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.