O TEATRO NEGRO DO GRUPO O POSTE SOLUÇÕES LUMINOSAS E A SUA “RECEITA” DE CONTRACOLONIALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.9226Palavras-chave:
O Poste Soluções Luminosas, Teatro Negro, Mulheres Negras, Contra ColonialResumo
Resumo: Esta escrita em primeira pessoa, que assume as características de uma escrita performática f(r)iccional (Lyra, 2020), constitui parte da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa: Interface da cena, Políticas, Performances, Cultura e Espaço. A pesquisa intitulada “A Receita – Pisando o Alho no Teatro Negro com as Mulheres Negras”, foi orientada pela Profa. Dra. Luciana de Fátima Rocha Pereira Lyra, é uma Pesquisa Performativa, que tem o espetáculo solo A Receita, que aborda a violência contra a mulher negra, como centro da investigação e exemplo de Teatro Negro. A pesquisa pretende refletir como criar ações articuladas que visam abrir caminhos que se contraponham a violência, em prol do estímulo à cura social das mulheres negras. O solo A Receita faz parte do repertório do grupo de Teatro Negro O Poste Soluções Luminosas , destacado aqui como possibilidade de compartilhamento de suas práticas e caminhos em prol de um movimento contra colonial (Santos,2015) como num aquilombamento (Nascimento, 1985; Dias, 2022). Além do caminho já apresentado, a escrita partirá de reflexões sobre teatro negro (Lima, 2011; Barbosa, 2021) e feminismo negro (Gonzalez, 2018) , baseando- se numa poética do corpo e ancestralidade (Santos, 2015).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.