Pontos cantados, pontos riscados:
a escola, o museu e o artista na gira
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9122Palavras-chave:
Cipriano, Arte afrodescendente, Museu, Artista, EscolaResumo
Este artigo relata e problematiza uma experiência artística-pedagógica realizada no Colégio de Aplicação João XXIII, unidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora, localizada na cidade homônima, no estado de Minas Gerais. A partir da exposição Pontos cantados, pontos riscados: um pensamento-desenho afro (2023), do artista afrodescendente Cipriano ocorrida no Museu de Arte Murilo Mendes em Juiz de Fora, há um encontro entre a escola, o museu e o artista. Dialogando com Ana Mae Barbosa (1998), Aníbal Quijano (2005), Walter Mignolo (2003), Leda Maria Martins (2002), Ana Lúcia Silva Souza (2019) e Paulo Freire (2015), o texto aponta que a produção artística de autoria negra, tal como visto a partir de Pedro Ivo Cipriano (2023), promove diálogos interdisciplinares e estéticos que podem ampliar os atravessamentos sensoriais e perceptivos aos quais estudantes são expostos na escola.
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