DANIEL SENISE: ASPECTOS DE SUA POÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8932Palavras-chave:
daniel senise, poética, percurso criativo, espectadorResumo
Resumo: O presente artigo busca analisar alguns aspectos da poética do artista Daniel Senise por meio do exame de seis de suas obras, as quais demonstram elementos de seu percurso criativo, que acompanham e determinam seus procedimentos, bem como as relações possíveis que constroem com o imaginário do público, adicionando-lhes mais camadas de significação. Iniciando sua trajetória nos anos 1980, informado pelo retorno da pintura, o artista tem uma rápida absorção pelo mercado, com uma influência inicial do neoexpressionismo, mas já apontando para os temas que lhe seriam recorrentes, de lidar com memórias, vestígios, ausências e presenças e o mistério. As obras analisadas demonstram como essas temáticas se estruturam em seu fazer criativo e as relações tramadas com o imaginário do público. A construção de sua poética, presente nos trabalhos abordados, se constitui conjuntamente com a intensa exploração de diferentes materialidades feita pelo artista, que o levam ao abandono do pincel e a incorporação do acaso e a elaboração de um relevante conceito, capaz de traduzir essas operações, do Sudário-Memória. O artigo tem como principal aporte teórico os textos de Cecília Almeida Salles sobre os livros de Daniel Senise, da mesma forma que autores como Bernardo Mosqueira, Maria Carolina Duprat Ruggeri, dentre outros.
Palavras-chave: Daniel Senise; poética; percurso criativo; espectador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.