Corpos, territórios e transfigurações imagéticas:
estudo de caso da série de fotoperformance retomada, de Uýra Sodoma
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8923Palavras-chave:
Corpos, Territórios, Performance, Manifestações em dança, Uýra SodomaResumo
O artigo buscará aprofundar na temática central da minha atual pesquisa de mestrado em Artes pelo programa PPGArtes da Universidade Estadual do Paraná, a fusão entre corpo e território como estratégia para analisar manifestações em dança e performance no contexto atual latino-americano, initulada CARTO(coreo)GRAFIAS: Corpoterritório como potência de criação em dança em Abya Yala. Trago um recorte que busca correlacionar ideias da pesquisadora boliviana e socióloga da imagem Silvia Rivera Cusicanqui (2010; 2018; 2019), no que diz respeito a um desejo de recuperação de memórias e corporalidades próprias aos territórios do sul global, para um estudo de caso da performer indígena brasileira Uýra Sodoma, em sua série de fotoperformance Retomada (2021), na qual a artista evidencia, através de imagens, a resiliência de tudo o que é vivo, consequência das violências na relação cidade-floresta, e através da qual ocupou a 34ª Bienal de Arte Contemporânea da cidade de São Paulo, em 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.