Corpos, territórios e transfigurações imagéticas:

estudo de caso da série de fotoperformance retomada, de Uýra Sodoma

Autores

  • Adriana Sayuri Omoto Universidade Estadual do Paraná/FAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8923

Palavras-chave:

Corpos, Territórios, Performance, Manifestações em dança, Uýra Sodoma

Resumo

O artigo buscará aprofundar na temática central da minha atual pesquisa de mestrado em Artes pelo programa PPGArtes da Universidade Estadual do Paraná, a fusão entre corpo e território como estratégia para analisar manifestações em dança e performance no contexto atual latino-americano, initulada CARTO(coreo)GRAFIAS: Corpoterritório como potência de criação em dança em Abya Yala. Trago um recorte que busca correlacionar ideias da pesquisadora boliviana e socióloga da imagem Silvia Rivera Cusicanqui (2010; 2018; 2019), no que diz respeito a um desejo de recuperação de memórias e corporalidades próprias aos territórios do sul global, para um estudo de caso da performer indígena brasileira Uýra Sodoma, em sua série de fotoperformance Retomada (2021), na qual a artista evidencia, através de imagens, a resiliência de tudo o que é vivo, consequência das violências na relação cidade-floresta, e através da qual ocupou a 34ª Bienal de Arte Contemporânea da cidade de São Paulo, em 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Sayuri Omoto, Universidade Estadual do Paraná/FAP

Artista-performer brasileira, pesquisadora e docente em dança. Mestranda em Artes pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP) na linha de pesquisa Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Arte, 2022-2024. Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus II - FAP em Curitiba/PR, 2014. Tem produção artística focada na investigação em artes do movimento, articulando dança e performance com estudos socioambientais e ecofeministas. É idealizadora da plataforma artística CorpoCaos (BRA-CHL), dedicada à pesquisa e criação através de um viés transdisciplinar e intercultural. Foi integrante do UM - Núcleo de Pesquisa em Dança da UNESPAR/FAP e atuou como intérprete-criadora em diferentes cias. de Dança e Artes Cênicas entre Brasil e Chile. Atualmente pesquisa as relações entre corpo e território a partir das perspectivas de movimento na América Latina.

Downloads

Publicado

13-12-2024

Como Citar

Omoto, A. S. (2024). Corpos, territórios e transfigurações imagéticas:: estudo de caso da série de fotoperformance retomada, de Uýra Sodoma. O Mosaico, 19(2), 1–16. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8923