O Cinema de Petra Costa sob um olhar psicológico

Autores

  • Bárbara Piazza dos Reis Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.8865

Palavras-chave:

Cinema, Psicologia, Petra Costa, Estilo, Teoria de Cineastas

Resumo

Este artigo propõe, através de um diálogo entre o olhar psicanalítico clássico e abordagens contemporâneas da Psicologia, da Semiologia e do Cinema, explorar as relações entre a biografia e a cinematografia de Petra Costa, no intuito de compreender como se opera, em termos psicológicos, e como se figura, em termos narrativos, a sua insistência no tema da morte. Para elucidar a percepção subjetiva da cineasta, matéria-prima de sua obra, aliam-se os filmes a falas públicas concedidas em entrevistas. Tal estratégia se inspira em discussões que visam à ampliação da Crítica Genética, as quais refletem sobre os processos criativos a partir dos “arquivos da criação” (ou ainda, “documentos de processo”). Espera-se, por fim, contribuir com o desenvolvimento da Teoria de Cineastas, além de reforçar a importância de se compreender a afetividade subjacente aos processos comunicativos. Pois a intensidade com a qual uma experiência de perda em decorrência do suicídio se inscreve no corpo é determinante para as funções cognitivas de atenção e memória, que influenciam sobretudo a criatividade e o humor. No caso de Petra Costa, essa inscrição se deu na infância, impactando profundamente o seu desenvolvimento socioemocional e o seu repertório imagético.

 

Palavras-chave: Cinema; Psicologia; Petra Costa; Estilo; Teoria de Cineastas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Piazza dos Reis, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga, escritora, mestre e doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bolsista CAPES. E-mail: contato.antropoiesis@gmail.com. Orcid: 0000-0002-9049-5507 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8179918343243006

Downloads

Publicado

04-07-2025

Como Citar

dos Reis, B. P. (2025). O Cinema de Petra Costa sob um olhar psicológico. O Mosaico, 20(01), 1–29. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.8865