Construção visual da pequena África carioca:
o uso da arte e cultura no resgate da memória negra
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8399Palavras-chave:
Arte Urbana, Pequena África, Memória, Cais do ValongoResumo
Nos últimos anos, sobretudo após a redescoberta do Cais do Valongo, em 2011, a Zona Portuária do Rio de Janeiro se tornou palco de mobilizações em torno do resgate e valorização da cultura afro-brasileira. Partindo das manifestações artísticas que emergem nesse contexto específico e assumindo que o direito à cidade diz respeito também ao direito à paisagem urbana por parte daqueles que são constantemente invisibilizados, o presente trabalho tem como objetivo compreender as estratégias e abordagens visuais adotadas nessa localidade que tem como um dos atributos centrais a presença negra e seus artefatos tangíveis e intangíveis. Nesse sentido, interessa nesse trabalho os usos e sentidos dado a essas expressões artísticas para alterar e/ou reforçar as narrativas de determinados grupos na construção de uma Pequena África Carioca frente aos processos de branqueamento de território comuns aos centros urbanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.