Representações sociais de acadêmicos de Artes Cênicas sobre a docência em Arte
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.8248Palavras-chave:
Docência; Linguagens Artísticas; Formação Inicial; Representações Sociais.Resumo
No Brasil, o professor formado em Artes Cênicas – licenciatura em Teatro, ao adentrar a sala de aula, precisa exercer a polivalência. Ou seja, deve ensinar não somente conteúdos de sua formação como, também, de Artes Visuais, Música e Dança. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo, analisar as representações sociais de alunos do terceiro e quarto anoo curso de graduação em Artes Cênicas sobre a atuação docente em Arte. Participaram do estudo 10 acadêmicos do curso de Artes Cênicas - licenciatura em Teatro de uma universidade pública do Paraná. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados um questionário sociodemográfico para traçar um perfil dos participantes e um roteiro de entrevista semiestruturada. A análise dos dados indicou que os acadêmicos estão cientes dos enfrentamentos que os esperam comoturos professores da rede básica de ensino, seja ela privada, ou pública; e, parte dos entrevistados se prepara para a atuação polivalente. Observou-se ainda, a necessidade de estudos mais aprofundados que abordem possíveis dificuldades da formação, tendo em vista que o acadêmico é formado em uma especialidade e se vê diante de uma realidade de trabalho que exige a integração entre as linguagens artísticas que envolvem as Artes Visuais, o Teatro, a Dança e a Música. Faz-se necessário, também a criação de espaços que propiciem discussões sobre a formação do professor de Arte, as questões que envolvem as linguagens artísticas e a prática pedagógica.
Palavras-chave: Docência; Linguagens Artísticas; Formação Inicial; Representações Sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O Mosaico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.