Representações sociais de acadêmicos de Artes Cênicas sobre a docência em Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.8248

Palavras-chave:

Docência; Linguagens Artísticas; Formação Inicial; Representações Sociais.

Resumo

No Brasil, o professor formado em Artes Cênicas – licenciatura em Teatro, ao adentrar a sala de aula, precisa exercer a polivalência. Ou seja, deve ensinar não somente conteúdos de sua formação como, também, de Artes Visuais, Música e Dança. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo, analisar as representações sociais de alunos do terceiro e quarto anoo curso de graduação em Artes Cênicas sobre a atuação docente em Arte. Participaram do estudo 10 acadêmicos do curso de Artes Cênicas - licenciatura em Teatro de uma universidade pública do Paraná. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados um questionário sociodemográfico para traçar um perfil dos participantes e um roteiro de entrevista semiestruturada. A análise dos dados indicou que os acadêmicos estão cientes dos enfrentamentos que os esperam comoturos professores da rede básica de ensino, seja ela privada, ou pública; e, parte dos entrevistados se prepara para a atuação polivalente. Observou-se ainda, a necessidade de estudos mais aprofundados que abordem possíveis dificuldades da formação, tendo em vista que o acadêmico é formado em uma especialidade e se vê diante de uma realidade de trabalho que exige a integração entre as linguagens artísticas que envolvem as Artes Visuais, o Teatro, a Dança e a Música. Faz-se necessário, também a criação de espaços que propiciem discussões sobre a formação do professor de Arte, as questões que envolvem as linguagens artísticas e a prática pedagógica.

 Palavras-chave: Docência; Linguagens Artísticas; Formação Inicial; Representações Sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayene Elize Mação, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da rede privada de ensino no município de Maringá-PR. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9940-6275. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4776701706067796. E-mail: tayene.elize@hotmail.com

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5273356754482937. E-mail: solangefry@gmail.com

Luanna Freitas Johnson, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1985-7800. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1359462097029959. E-mail: luannajohnson@unir.br

Sharmilla Tassiana de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua como professora no município de Maringá-PR. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9832-4745. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3339103714613211. E-mail: sharmilla.tsouza@gmail.com

 

Kalyandra Khadyne Imai Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá - UEM

[1] Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua como professora no município de Maringá-PR. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2022-5923. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8313539183055486. E-mail:  kalyandradoy@gmail.com

Downloads

Publicado

04-07-2025

Como Citar

Mação, T. E., Yaegashi, S. F. R., Johnson, L. F., Souza, S. T. de, & Gonçalves, K. K. I. (2025). Representações sociais de acadêmicos de Artes Cênicas sobre a docência em Arte. O Mosaico, 20(01), 1–17. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.8248