Improvisação em camadas
as abordagens somáticas construindo a preparação corporal voltada para o dançarino-improvisador em contextos urbanos
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8015Palavras-chave:
Dança, Improvisação, Preparação corporal, Educação Somática, CriaçãoResumo
Este artigo reflete e discute a preparação corporal para improvisação em dança a partir de dois processos contextos urbanos. Embasado no pensamento de Hubert Godard (2010) e Steve Paxton (2022) apresenta as abordagens somáticas como um dos caminhos para a preparação corporal do dançarino-improvisador em tais contextos através do trabalho da artista Luciana Bortoletto, ao detalhar e refletir sobre procedimentos desenvolvidos por Bortoletto na oficina ministrada no encontro “ I Temporal”, em Uberlândia/2012, dentro da Universidade Federal da cidade. Relaciona o evento da cidade mineira com a criação artística “Pequena dança para crescer nos vãos”, do … Avoa! Núcleo Artístico, em São Paulo/2014-5, cuja criação profissional em dança foi realizada na cidade através da Lei de Fomento à Dança. Apresenta como a preparação corporal influenciou nas escolhas poéticas voltadas para atuação dos intérpretes-improvisadores na capital paulistana. Compara e discute ambos os contextos a partir da pré-para-ação do corpo, que constitui uma série de procedimentos que sensibilizam, estimulam, processam e operam ações preliminares preparativas, que dão vida e sentido poético à dança, principalmente nas improvisações em dança refletidas neste artigo e realizadas em contextos urbanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.