MAPEAR AS INTER-RELAÇÕES ENTRE ARTE E ESOTERISMO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7456Palavras-chave:
Artes plásticas, inter-relações, quimera, tradição cultural, espiritualidadeResumo
O teor deste artigo seria impensável alguns anos atrás no âmbito da academia. Por sorte, as ideias, os pontos de vista e inclusive os paradigmas, evoluem. A amplitude e também a ambiguidade do tema, possibilitam um devaneio à procura de elos entre fatos – o objeto artístico – e pressupostos – as ideias por trás dos mesmos. De fato, após dois milênios de raciocínio e pensamento crítico, continuamos, como bem diz Mc Evilley, no ponto de partida. Assim pois, o presente artigo pretende apenas mapear, à maneira de um esboço quadrimensional, sem pretender estabelecer ordenamentos diacrônicos ou sincrônicos dos desdobramentos e das possíveis inter-relações entre arte e esoterismo a serem nele enumerados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.