CONTAMINAÇÕES MÁGICAS
(IN)CORPORAÇÕES ATRAVÉS DA LINGUAGEM DA MAQUIAGEM NAS ARTES DA CENA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7414Palavras-chave:
Maquiagem, Personas, Virtual, Corpo, Linguagem, MáscaraResumo
Através da linguagem da maquiagem nas artes da cena contemporânea, investigamos as “contaminações mágicas” no ator, que se constituem de (in)corporações, de acordo com a teoria do corpomídia, de Elena Katz e Cristina Greiner. Para que dessa maneira, pudéssemos ultrapassar as implicações reducionistas e escassez de teorias acerca da maquiagem nas artes cênicas, além das técnicas. Dado que foi possível consideramos a maquiagem como um parasita com variados níveis de contaminações ao corpo, seja animado ou inanimado. Bem como proposta inovadora de a compreender como uma linguagem visual artística híbrida “polifônica”, de acordo com o estudo de polifonia de Ernani Maletta, das quais as personas plásticas se proliferam e reverberam suas vozes, revelando complexas camadas que constitui a virtualidade e a materialidade, entre conceitos do atual, do possível e da memória. Contudo, sob a ótica do esoterismo, direcionamos os processos de (in)corporações e relacionamos suas origens, os símbolos, os rituais, as máscaras e os objetos com o arcaico na contemporaneidade. Na qual concluímos com os desdobramentos dessa conjuntura, as multiplicidades que atravessam o corpo, bem como as tensões com a máscara e a maquiagem, as camadas holográficas e o outro que habita o ator no processo de contaminação
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