TRANSFORMISMOS: PROCESSOS DE PESQUISA DE UM CORPO (DES)MONTADO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.2.4084Resumo
O presente artigo busca o compartilhamento de alguns tópicos que fundamentama dissertação de mestrado, intitulada Montaria: corporeidades e presenças de um outroeu, a qual tem por objetivo identificar como artistas transformistas alteram as percepçõesde si pelos processos de montação, seguindo de perto os apontamentos de Anna PaulaVencato sobre as etapas: antes, durante e pós-montagem. A pesquisa se divide em trêscapítulos para abarcar, primeiramente, as diferentes terminologias relacionadas à gênero esexualidade, em conforme aos estudos de Jaqueline de Jesus e Judith Butler; historicidadeda arte transformista, a partir de Roger Baker; e considerações sobre a disseminaçãoadvinda com eventos televisivos de grande alcance, segundo Lucas Bragança. Depois,nos estudos exploratórios, dedico-me à contextualização das distintas formas artísticas dotransformismo na cidade de Curitiba, levando em consideração alguns momentos, sejameles ligados à cena no palco ou em casas noturnas. As manifestações drag são visitadaspara a identificação de procedimentos, servindo como aporte para reflexão da minha própriaprática, e tendo por metodologia entrevistas, e análise de vídeos, fotos e documentosjornalísticos. Por último, a escrita autoetnográfica, termo tomado emprestado de NelsonBarros e Pedro Motta, serve como estrutura de apoio para a descrição e observação ativadas minhas vivências drags, estabelecendo diálogo com as práticas em esferas artísticas enão artísticas, e visando as alterações dos campos perceptivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.