DIFERENTE DA COR DO BREU: ORGANIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CORPO EM CENA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3675Resumo
Este artigo foi apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Prática de Pesquisa III, do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança, na Universidade Estadual do Paraná – Campus II Faculdade de Artes do Paraná, no ano de 2017. Construí minha pesquisa corporal contemplando a ressignificação e as memórias corporais, numa análise relacional de um trabalho dramatúrgico vivenciado na cena por três anos em forma de dueto (eu e mais três partners) como possibilidade e potencialidade de organização cênica. Relatado neste artigo os procedimentos de construção e apresentação a fim de distinguir o que ficou em meu corpo de memória corporal, na relação com os três partners; relatado as minhas memórias corporais oriundas da relação com os três partners, durante três anos, em que este dueto permaneceu em cena, a fim de construir argumentos que definam e distinguam cada uma das três relações; relato o significado/sentido das memórias de cada corpo na construção dramatúrgica, a fim de construir a ressignificação e transformação de dueto para solo; ressignifico as memórias corporais dos três partners e a memória do meu corpo articuladas, a fim de reestruturar a composição dramatúrgica em solo. Coloco que as minhas memórias, lembranças em meu estado corporal que permanecem, continuam a habitar o meu corpo e compor minha ação, e o que permanece no meu corpo e meus movimentos são acessados na condição de intérprete criador de significados/ressignificados/significados, únicos em minha dança.
Palavras-chave: Dança. Ressignificados. Corpo em cena. Memórias corporais.
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