CINEMA, EDUCAÇÃO E AFETO NA FLORESTA: PROCESSO DE REALIZAÇÃO DO FILME KíWÉRA COM O POVO MARAGUÁ – AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3673Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar aspectos de uma das oficinas de realização cinematográfica praticadas com o povo da etnia indígena Maraguá em aldeias no interior do estado do Amazonas. Para isso, o cinema e educação e sua prática em contexto indígena serão ponto de partida para embasar as atividades das oficinas, assim como referências do projeto Vídeo nas Aldeias. Trazendo o contexto do Povo Maraguá para esse trabalho, apontamentos sobre sua História, marcada por diversas diásporas, serão apresentados. Na oficina, cerca de 40 pessoas da aldeia Terra Preta se mobilizaram para gravar um curta-metragem de ficção sobre uma lenda contada por alguns idosos do povo, experimentando coletivamente as várias etapas de seu processo de realização, desde a pesquisa, a roteirização, direção, produção, até a exibição. A partir disso, o cinema se coloca como uma ferramenta de luta, como processo de reflexão sobre cultura e incentivador de relações afetivas e coletivas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.