CORPO, POESIA, PRECARIEDADE: ABORDAGENS EXPERIMENTAIS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM PERFORMANCE
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3672Resumo
Este memorial tem como objetivo o compartilhamento do processo criativo que culminou na performance "Primeiro Jorro Sagrado" , apresentada na área externa do Teatro Laboratório da Universidade Estadual do Paraná (TELAB-UNESPAR) no ano de 2017. Os atravessamentos aqui desencadeados focam no corpo como um complexo processo de construção social, na sua inserção como motor da obra de arte a partir da segunda metade do século XX e no esgarçamento das linguagens contemporâneas, quando o teatro, a performance arte, a poesia e o manifesto estarão intertextualizados. As relações que o trabalho estabelece com a filosofia antropofágica reinventada aqui são postas em diálogo com o conceito ético de precariedade em Judith Butler e a leitura oscila entre experiência de poética libertária e experimental misturada a atravessamentos histórico-culturais, três fotografias e reflexões críticas.
Palavras-chave: Multidisciplinaridade. Processo criativo. Antropofagia. Contracultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.