AURITA: UMA PERSONA DESPROVIDA DE OBRA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3667Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral performar as dores e os afetos que circundam o feminino, a partir de uma dinâmica diretamente vinculada às narrativas familiares associadas à violência, aos traumas e às resistências. Os objetivos específicos da pesquisa visam à reflexão sobre a persona, construída de forma híbrida e ficcional, por meio do atravessamento que ocorre diante da pessoalidade que se apresenta no encontro com a memória mediante os exercícios de ressignificação da materialidade. Estou interessada na questão de como a performance imprime uma transgressão específica diante da realidade, mudando a perspectiva de espaço e tempo, o que permite experiências que enquadram o passado, o presente e até o futuro. A partir disso, compreendo a pesquisa como uma criação diária, como um processo repetitivo que tende a aumentar potencialidades por meio de interações com o espaço e os elementos da cena. Deste modo, faz-se necessária a utilização de metodologias abertas, que evidenciam a discussão sobre dinâmica epistemológica, pois levam em consideração as demandas específicas que envolvem o lidar com um objeto de estudo vivo, 'não passivo'. O processo artístico é uma espécie de "instauração" , isto é, um estado criativo que permanece em contínuo desmantelamento e que expressa metamorfoses da "persona" , que se mantém fluida, em processo e desprovida da obra de arte.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.