Arte-mediação: uma pedagogia da diversalidade para pensar o ensino de Arte
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3660Resumo
Este trabalho, situado epistemologicamente numa perspectiva descolonial, deseja apresentar a Arte-mediação como pedagogia da diversalidade proposta para o ensino de Arte. Surge essa necessidade de pesquisa através de questionamentos a respeito do conceito de mediação cultural e da complexidade que poderia ser mediar culturas: entendendo que o que acontece é uma troca de conhecimentos entre saberes culturais. Diante desta primeira constatação, será necessário também (re)verificar os conceitos já estabelecidos de arte, cultura, educação e conhecimento na intenção de propor um pensamento outro acerca desses. Como artista-professora-pesquisadora, entendo que a mediação "cultural" se refere, em primeira instância, à criação de abordagens epistemológicas artístico-pedagógicas que visam à aproximação entre artista e espectador. O desejo, com este trabalho agora, tendo em vista o lugar de artista-professora-pesquisadora, é apresentar uma proposta de mediação como prática pedagógica que vai para além dos objetivos da aproximação do sujeito-estudante às obras artísticas e da sensibilização prévia para a apreciação de uma obra de arte. Logo, busca-se uma Arte-mediação como proposta pedagógica que se dá no ensino de Arte entre estudante, professor/a, conteúdo e contexto escolar possibilitando primeiramente aproximações entre esses, para depois proporcionar aproximações entre o estudante e os artistas com suas respectivas produções. Portanto, a pesquisa quer evidenciar a mediação, a arte, a cultura, a educação e os conhecimentos por uma perspectiva teórico-crítica cultural contemporânea ancorada na ideia de que todo sujeito, lugar e narrativa fazem emergir conhecimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.