Arte-mediação: uma pedagogia da diversalidade para pensar o ensino de Arte

Autores

  • Kelly Queiroz dos Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) http://orcid.org/0000-0002-4783-7903

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3660

Resumo

Este trabalho, situado epistemologicamente numa perspectiva descolonial, deseja apresentar a Arte-mediação como pedagogia da diversalidade proposta para o ensino de Arte. Surge essa necessidade de pesquisa através de questionamentos a respeito do conceito de mediação cultural e da complexidade que poderia ser mediar culturas: entendendo que o que acontece é uma troca de conhecimentos entre saberes culturais. Diante desta primeira constatação, será necessário também (re)verificar os conceitos já estabelecidos de arte, cultura, educação e conhecimento na intenção de propor um pensamento outro acerca desses. Como artista-professora-pesquisadora, entendo que a mediação "cultural" se refere, em primeira instância, à criação de abordagens epistemológicas artí­stico-pedagógicas que visam à aproximação entre artista e espectador. O desejo, com este trabalho agora, tendo em vista o lugar de artista-professora-pesquisadora, é apresentar uma proposta de mediação como prática pedagógica que vai para além dos objetivos da aproximação do sujeito-estudante às obras artí­sticas e da sensibilização prévia para a apreciação de uma obra de arte. Logo, busca-se uma Arte-mediação como proposta pedagógica que se dá no ensino de Arte entre estudante, professor/a, conteúdo e contexto escolar possibilitando primeiramente aproximações entre esses, para depois proporcionar aproximações entre o estudante e os artistas com suas respectivas produções. Portanto, a pesquisa quer evidenciar a mediação, a arte, a cultura, a educação e os conhecimentos por uma perspectiva teórico-crí­tica cultural contemporânea ancorada na ideia de que todo sujeito, lugar e narrativa fazem emergir conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Queiroz dos Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Artista da Dança, Pesquisadora e Professora. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Educação e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas aos Alunos de Pós-Graduação (PIBAP) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Licenciada em Artes Cênicas e Dança pela UEMS Campo Grande. Membro do NAV(r)E: Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas CNPq/UEMS (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1456348756496114). Desenvolve trabalhos e pesquisas em "Mediação" em Dança e Teatro em direto diálogo com a Educação e trabalhos de Arte-Mediação no ensino de Arte.Desenvolve pesquisas na área de Arte, Mediação Artí­stica, Dança e Educação. Link Currí­culo Lattes:http://lattes.cnpq.br/7371801562366757;Orcid ID:https://orcid.org/0000-0002-7021-7905

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professor do Curso de Artes Cênicas (Graduação), na Cadeira de Artes Visuais, e do Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande – UUCG - Brasil. Doutor em Artes Visuais pelo IA-Unicamp, Mestre em Estudos de Linguagens e Graduado em Artes Visuais – Licenciatura – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É lí­der do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas (certificado pela UEMS/CNPq – que pode ser acessado em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1456348756496114); é membro dos Grupos de Pesquisas: NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados (UFMS/CNPq), Grupo de Pesquisa Estudos Visuais (UNICAMP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa O PROCESSO IDENTITÁRIO DO INDÍGENA DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOCUMENTAL E MIDIÁTICA DA LUTA PELA TERRA - UFMS. Atualmente desenvolve Pesquisa de Pós-doutoramento na UFMS, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, na FAALC. http://lattes.cnpq.br/772459967355241803

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Queiroz dos Santos, K., & Antônio Bessa-Oliveira, M. (2020). Arte-mediação: uma pedagogia da diversalidade para pensar o ensino de Arte. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3660