IMAGEM-CORPO-FRIDA: NAS (CO)INCIDÊNCIAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3653Resumo
Este artigo examina práticas artísticas contemporâneas e o processo criativo de Frida Kahlo (1907-1954) sob o olhar da perspectiva da cultura visual. Tem por objetivo relacionar os modos de entrecruzar o processo criativo da pintora mexicana e os estudos da cultura visual enquanto imagem-corpo-potência para a produção artística contemporânea, especialmente evidenciando as abordagens que correlacionam estes eixos. Sendo assim, alicerçada às questões da arte contemporânea, busca situar a arte e a imagem como discurso social, referente ideológico inserido nas práticas culturais do olhar. Enredadas pela percepção e subjetividade, aborda-se também a necessidade da interpretação e análise das experiências visuais em diálogo com os relatos como forma de compreender a experiência visual e a capacidade de construir sentidos e significados, sobretudo quando compreendidas à luz da práxis artísticas. Estas discussões são constituídas através de Frida Kahlo uma vez que sua imagem possibilita (co)incidências de diversos sujeitos, em diferentes contextos, porque move determinadas experiências estéticas que deslocam padrões, conceitos, certezas, e que permite estar em cena e em primeiro plano: o corpo.Downloads
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