DA VIDEODANÇA À VIDEODANÇA NARRATIVA: UMA ANÁLISE DO FILME STRANGE FISH DA COMPANHIA DV8
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3650Resumo
O presente artigo discute o conceito de videodança em seus atributos históricos, estéticos e conceituais, voltando-se para uma breve história do cinema e realizando análise de alguns objetos audiovisuais que dialogam com o tema abordado. A priori, constrói-se uma visão histórica que possibilite o entendimento de onde e como surge o objeto estudado, remontando brevemente tanto um percurso de aspectos das linguagens visuais como também do cinema. Em seguida, o termo videodança é esmiuçado, a partir de um estudo terminológico e de categorização. Por último se toma como estudo de caso o média-metragem "Strange Fish" (1992, dir. David Hinton) do grupo britânico "DV8 - Physical Theatre" , ao se entender sua potência imagética e estética na construção de múltiplos sentidos em uma proposta híbrida de criação cinematográfica em união com a dança. Analisa-se também seus aspectos narrativos, demonstrando um diálogo entre elementos dentro do filme que compõe tais nuances.Downloads
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