DA VIDEODANÇA À VIDEODANÇA NARRATIVA: UMA ANÁLISE DO FILME STRANGE FISH DA COMPANHIA DV8

Autores

  • Renan de Lima Turci Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3650

Resumo

O presente artigo discute o conceito de videodança em seus atributos históricos, estéticos e conceituais, voltando-se para uma breve história do cinema e realizando análise de alguns objetos audiovisuais que dialogam com o tema abordado. A priori, constrói-se uma visão histórica que possibilite o entendimento de onde e como surge o objeto estudado, remontando brevemente tanto um percurso de aspectos das linguagens visuais como também do cinema. Em seguida, o termo videodança é esmiuçado, a partir de um estudo terminológico e de categorização. Por último se toma como estudo de caso o média-metragem "Strange Fish" (1992, dir. David Hinton) do grupo britânico "DV8 - Physical Theatre" , ao se entender sua potência imagética e estética na construção de múltiplos sentidos em uma proposta hí­brida de criação cinematográfica em união com a dança. Analisa-se também seus aspectos narrativos, demonstrando um diálogo entre elementos dentro do filme que compõe tais nuances.

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Biografia do Autor

Renan de Lima Turci, Universidade Estadual do Paraná

Graduado em Cinema e Ví­deo pela Universidade Estadual do Paraná - Campus Curitiba II (Faculdade de Artes do Paraná). Pesquisador nos campos de videodança e o hibridismo entre as artes, realizou diversos curta-metragens na área. Participa também da pesquisa sobre cinema educação e ministrou como cine-educador oficinas para jovens de ensino médio em Colombo-PR pelo programa Universidade sem Fronteira.

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Publicado

28-10-2020

Como Citar

Turci, R. de L. (2020). DA VIDEODANÇA À VIDEODANÇA NARRATIVA: UMA ANÁLISE DO FILME STRANGE FISH DA COMPANHIA DV8. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3650