CONSTRUÇÕES, DELINEAMENTOS E DIÁLOGOS ENTRE O CORPO NA DANÇA E NAS ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3640Resumo
RESUMO: Esta investigação qualitativa com abordagem metodológica de revisão bibliográfica reflete sobre a relação dialógica entre o corpo dançante e a artes visuais, problematizando a linguagem híbrida da performance. Em um primeiro momento, procura-se elucidar os conceitos e representações dos corpos nos contextos históricos das artes visuais e da dança, admitindo-se que o corpo foi desconstruindo formalizações e comportando novos espaços artísticos a partir do século XX. O artigo focaliza o corpo dançante híbrido atuando como sujeito e como objeto artístico, no âmbito da performance, elencando, para tal intento, diferentes artistas que investigam esse corpo em suas possibilidades expressivas. O espaço de construção da performance abarca múltiplas possibilidades artísticas, pois permite o envolvimento de diferentes linguagens e corpos. Ao adentrar nas questões e conceitos da performance e da dança percebe-se que a comunicação entre as linguagens sempre esteve presente na história da arte e ainda, a imanência dos sujeitos em relação as profusões no ato de criar.
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem; Corpo; Performance; Artes visuais; Dança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.