O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NARRATIVOS INTERATIVOS ΠΑΙΔΙΑ: O JOGO COMO FERRAMENTA DE EXERCÍCIO DE CRIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3537Resumo
O presente texto descreve a realização de uma dinâmica de grupo que simulou um sistema interativo através de um jogo cênico. O estudo aborda questões teóricas de narrativa em jogos baseados no improviso e interatividade multimídia como um simulacro de realidade. O sistema foi desenhado a partir de conceitos como: o círculo mágico, a paidia e o ludus, de Huizinga (1980); o agôn, a alea, o ilinx e o mimicry, de Caillois (1990); os objetos e fenômenos transicionais, de Winnicott (1975); e finalmente, a teoria de obra aberta encontrada no discurso de Humberto Eco (1986). Procurou-se articular um prisma semiótico-narrativo investigando as relações estético-linguísticas desses autores, tensionando no exercício mimético-diegético e neste artigo as dimensões cognitivas da paidia e do ludus.
Palavras-chave: Semiótica; Narratologia; Estética; Jogo teatral; Interatividade.
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