O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NARRATIVOS INTERATIVOS ΠΑΙΔΙΑ: O JOGO COMO FERRAMENTA DE EXERCÍCIO DE CRIAÇÃO

Autores

  • Rodrigo dos Santos Estorillio UNESPAR FAP CAMPUS II CURITIBA / PPGCINEAV - MESTRADO EM CINEMA E ARTES DO VÍDEO - MESTRADO ACADÊMICO

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3537

Resumo

O presente texto descreve a realização de uma dinâmica de grupo que simulou um sistema interativo através de um jogo cênico. O estudo aborda questões teóricas de narrativa em jogos baseados no improviso e interatividade multimí­dia como um simulacro de realidade. O sistema foi desenhado a partir de conceitos como: o cí­rculo mágico, a paidia e o ludus, de Huizinga (1980); o agôn, a alea, o ilinx e o mimicry, de Caillois (1990); os objetos e fenômenos transicionais, de Winnicott (1975); e finalmente, a teoria de obra aberta encontrada no discurso de Humberto Eco (1986). Procurou-se articular um prisma semiótico-narrativo investigando as relações estético-linguí­sticas desses autores, tensionando no exercí­cio mimético-diegético e neste artigo as dimensões cognitivas da paidia e do ludus.

Palavras-chave: Semiótica; Narratologia; Estética; Jogo teatral; Interatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos Estorillio, UNESPAR FAP CAMPUS II CURITIBA / PPGCINEAV - MESTRADO EM CINEMA E ARTES DO VÍDEO - MESTRADO ACADÊMICO

Formado em Direito pela PUC/PR em 96 e Pós-Graduado em Cinema pela FAP/PR em 2012, com especialização em Produção Audiovisual, atualmente cursa o Mestrado em Cinema e Artes do Ví­deo pela UNESPAR.

Assessora, idealiza e coordena projetos ambientais, culturais e desportivos para instituições não governamentais, produtores e empresas do ramo.

Tem experiência em planejamento de marketing promocional e marketing cultural, criação, planejamento e execução de campanhas promocionais, peças publicitárias, assessoria e consultoria em marketing cultural, estratégia de mercado, avaliação e risco, planejamento e execução de eventos, gerência, dinâmica de grupo, prospecção de negócios e clientes, contato e vendas.

Tem 20 anos de experiência profissional na área artí­stica, em agência de publicidade, produtora de comerciais, produtora de eventos e produção cultural, em planejamento e execução, idéia e roteirização, seleção de casting, produção (produção executiva e direção de produção), direção de cena e texto.

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Estorillio, R. dos S. (2020). O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NARRATIVOS INTERATIVOS ΠΑΙΔΙΑ: O JOGO COMO FERRAMENTA DE EXERCÍCIO DE CRIAÇÃO. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3537