DIREÇÃO DE ARTE E PERSONAGEM EM CINEMA: PERSPECTIVAS TRANSPOSITIVAS DIALÓGICAS À ATORIALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3524Resumo
A pesquisa aqui apresentada está calcada na metodologia de revisão bibliográfica e dedica-se à investigação sobre as relações entre as obragens do diretor de arte e do ator, na construção de uma unidade narrativa transpositiva em cinema via personalidade do personagem – transposta na atuação do ator, e na materialidade da direção de arte. Para tanto, promove inicialmente um estudo sobre as tessituras historiográficas dessas perspectivas relacionais, artísticas e operativas na esfera cinematográfica. Desse modo, o problema de pesquisa diz respeito à relação disruptiva comunicacional constatada historicamente, entre essas áreas, que há muito são tangenciadas pelo modelo de comunicação epistemológica ou informacional. Nesta esteira, a pesquisa propõe a reflexividade sobre a hipótese de aporte dialógico e/ou interacional de processos de criação cinematográficos, na via de se atender às demandas de uma perspectiva praxiológica inerente às práticas artísticas na contemporaneidade. Dito de outro modo, a ênfase da análise se dará sobre as particularidades de cada ofício, e buscará apontar as intersecções criativas de perspectivas transpositivas, interacionais – prementes nessas enunciações interculturais e transversais nos dias de hoje.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.