REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A CÂMERA VIRTUAL E A FOTOGRAFIA CINEMATOGRÁFICA APLICADA AOS VIDEOGAMES
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3451Resumo
Este artigo resulta de uma parte de meu de Trabalho de Conclusão de Curso, que se constitui a partir de uma abordagem de revisão bibliográfica narrativa associada a um estudo de caso. A temática abrange o binômio: cinema e videogame, onde se busca evidenciar e avaliar as possíveis influências que a linguagem e estética cinematográficas exercem sobre os videogames, e vice-versa, recortando especificamente o elemento da fotografia como agente catalisador da análise comparativa. A questão norteadora da investigação pretendida é: existe uma correlação entre a fotografia cinematográfica com a estética estabelecida a partir de um conceito de "˜câmera virtual' na produção dos elementos fotográficos nos/dos videogames? O corpus da investigação recai sobre dois videogames específicos: 1) Metal Gear Solid (1998); e 2) Aconcagua (2000). Por meio do estudo de caso - análise comparativa deste material -, os objetivos principais da pesquisa são: 1) estabelecer uma possível correlação entre a fotografia cinematográfica aplicada nas produções de jogos eletrônicos contemporâneos; 2) verificar, de forma comparativa, como cada uma destas linguagens tenta emular as características da outra em termos artísticos e comunicacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.