ACESSIBILIDADE! PARA ESTARMOS TODOS JUNTOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2383Resumo
O objetivo desse artigo é a reflexão sobre o quanto as práticas da performance podem ajudar a dar visibilidade aos problemas enfrentados por pessoas com deficiência, permitindo vínculos éticos, alteridade e, com isso, estimular atitudes positivas em relação ao Outro. Essa reflexão tem como base a criação, em sala de aula com alunos cadeirantes e andantes, da Performance da Família Roda e a posterior ida ao prédio do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, para a apresentação desse trabalho para alunos e professores da Graduação e pós-graduação, levando em consideração toda a logística necessária para esse deslocamento de um ponto a outro da cidade. Para o desenvolvimento dessa análise, o artigo apresenta autoras como Petra Kuppers, Ann Cooper Albright, Ana Carolina Teixeira, Angela Davis e Judith Butler para discorrer sobre aspectos da acessibilidade para corpos com deficiência em cena e fora de cena, associadas à minha experiência pedagógica de vinte e três anos junto à Escola de Educação Especial onde viemos elaborando projetos que partem da premissa de Visão de Mundo e Temas Geradores da Pedagogia de Paulo Freire para desenvolver as aulas junto com os alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.